ll

ll

Marcadores

sábado, 10 de março de 2012

Estudantes paranaenses realizam Ato contra cortes de verbas nas Universidade Públicas


fonte: Blog do DCE/Campus de Toledo: http://dceunioeste.blogspot.com/ -
                                                                              
No dia 07 de março, estudantes e docentes da UNIOESTE, UEM, UEL, UEPG, UNICENTRO, FAFIPAR, UNESPAR e UENP paralisaram as atividades nas Universidades Estaduais contra o corte de verbas de custeio das universidades impostas pelo Governo Beto Richa. Cerca de 1000 manifestantes, em sua maioria oriundos do interior do Estado, marcharam pelas ruas de Curitiba em direção ao Palácio do Iguaçu, onde ocuparam a entrada e as calçadas, para exigir do Governo a recomposição das verbas de custeio bem como o reajuste salarial dos docentes.

 UMA PRIMEIRA VITÓRIA 
Depois de várias manifestações, gritos de ordem e uma grande marcha, o Governo anunciou, após uma audiência ocorrida às 10hs com representantes sindicais e do movimento estudantil, que recomporá o custeio das universidades. Assim, serão em torno de R$11 milhões que retornarão às universidades como forma de suplementação financeira e serão repostos gradualmente. Além disso, anunciou que apresentará uma proposta de reajuste salarial aos docentes até dia 17 de março. Porém, os movimentos avaliam que não há garantias concretas de que o governo atenderá as demandas da comunidade universitária. Nesse sentido, continuarão de prontidão para que o governo cumpra com o que foi estabelecido.

PRÓXIMAS AÇÕES

O movimento estudantil presente, representando todas as universidades estaduais do Paraná, reuniu-se ao final do ato e decidiu por continuar com ações articuladas em todo Estado. Foi eleita uma comissão composta por alguns estudantes de cada universidade para reunirem-se no início do próximo mês para encaminharem ações conjuntas. Foi proposto também a criação do Fórum Estadual de Assistência Estudantil, que buscará aproximar estudantes de todas universidades para a organização e luta pela implantação de uma política estadual de Assistência Estudantil, e com verbas expecíficas para as universidades gerirem projetos de apoio aos estudantes.

O movimento sindical docente está preparando para dia 20 de março nova paralisação para realizarAssembléias nas universidades para avaliar a proposta de reajuste salarial que o governo se comprometeu a enviar até o dia 17. Há universidades que os docentes já aprovaram previamente a indicação de greve, caso o governo continue com os ataques à educação pública.

Além dessas ações, houve a sinalização da construção de um Seminário Estadual para discutir orçamento e financiamento público, que visará reunir o movimento sindical e estudantil.


DE UMA PARA VÁRIAS OUTRAS VITÓRIAS!
Esse primeiro ato demonstrou-se vitorioso já pelo fato de reunir o movimento estudantil de luta de todo Estado, além de proporcionar uma ação conjunta entre estudantes e professores. O processo de organização das paralisações e das atividades de luta que ocorreram em praticamente todas as universidades nesse dia 7, além da organização da manifestação em Curitiba, demonstrou a capacidade de luta da comunidade universitária do Paraná e sua pressão sobre o Governo.



Agora iniciará um novo processo de lutas no Paraná, denunciando e resistindo a todos os ataques que o Governo fizer à educação pública, bem como construindo um movimento estudantil sério, combativo e sem amarras com governos e administrações!

   A Associação dos Estudantes de São Pedro do Iguaçu - AESPI - também esteve presente no Ato, a partir de estudantes da Unioeste/Campus de Toledo, que estiveram na Capital representante a entidade. 
Associados Jorge, Isabel, Alex e Périk

Nenhum comentário:

Postar um comentário